Vistoria de imóvel: saiba o que é e por que é tão importante

Uma vistoria de imóvel é fundamental para comprovação de tudo o que consta em contrato sobre o empreendimento

9/18/20233 min read

Entenda a importância de realizar uma vistoria no imóvel
Entenda a importância de realizar uma vistoria no imóvel

No momento de alugar ou comprar um imóvel, é imprescindível realizar uma vistoria, etapa essa considerada a mais importante antes de receber as chaves.

É justamente durante a vistoria que o futuro morador consegue avaliar se o local está nas condições definidas no contrato de venda ou aluguel.

No entanto, se você precisar desse tipo de serviço, é fundamental conhecê-lo e principalmente qual a sua importância. Continue acompanhando este conteúdo e fique por dentro do assunto!

O que é uma vistoria de imóvel?

Uma vistoria de imóvel, nada mais é do que uma avaliação, cujo objetivo é analisar se as condições previstas no momento de um financiamento, por exemplo, foram cumpridas, garantindo que o morador não terá dor de cabeça na hora de se mudar.

Contudo, a vistoria identifica qualquer problema que seja notado na infraestrutura do imóvel. Em sua maioria, toda essa análise ocorre antes mesmo que as chaves sejam entregues aos moradores.

Mas, não ocorre apenas em imóveis comprados, já que no caso dos aluguéis, a vistoria também deve ser realizada. Essa vistoria garante que o proprietário saiba exatamente como o imóvel está sendo entregue, e, da mesma forma, que o inquilino tenha acesso às condições em que o ambiente se encontra.

Entenda a importância do seu imóvel passar por uma vistoria

Quando falamos da importância em realizar uma vistoria de imóvel, podemos destacar a necessidade do proprietário do imóvel ter esse documento, justamente por contar com todos os registros das condições em que se encontrava antes de ser ocupado.

A vistoria de imóvel é superimportante para o morador, o qual passa a ter como comprovar possíveis danos preexistentes, consequentemente evitando problemas no momento de vender ou devolver o imóvel, no caso de ser alugado.

Desse modo, o documento de vistoria serve como prova para momentos de discussões relevantes sobre reparos ou manutenções necessárias durante o período de permanência no imóvel.

Saiba como uma vistoria de imóveis é realizada

Em uma vistoria de imóveis, o responsável tem como objetivo avaliar toda a parte estrutural do imóvel, para só depois, elaborar um laudo de vistoria, o qual será anexado ao contrato de compra, venda ou locação.

O preenchimento desse documento demanda informações necessárias, sendo considerado pontos importantes, como:

  • se as dimensões do local estão de acordo com o descrito, e ainda se as paredes e pisos estão nivelados;

  • análise das tomadas e bocais de lâmpadas a fim de verificar se estão em pleno funcionamento, compatíveis com a voltagem indicada;

  • averiguação dos encanamentos, buscando por possíveis vazamentos, infiltrações ou riscos que possam surgir futuramente;

  • se as louças (pias e vasos sanitários) funcionam de forma correta, seguindo o estado de conservação indicado;

  • se as torneiras e registros estão funcionamento corretamente;

  • análise minuciosa dos revestimentos (pisos, azulejos, forros e paredes) para definir se estão ou não de acordo com as especificações;

  • verificação para que as portas e janelas estejam em bom estado de conservação, além de estarem funcionando sem nenhum tipo de esforço.

De forma geral, o processo de vistoria ocorre com o intuito de observar cuidadosamente todas as estruturas e instalações do imóvel. Além disso, com a conclusão da vistoria, o profissional responsável deve anexar fotos dos locais com o intuito de comprovar problemas que tenham sido relatados.

Conheça alguns tipos de vistoria

É comum que haja confusão com os tipos de vistorias que são realizadas em um imóvel. Pensando nisso, as principais diferenças são:

  • Vistoria inicial: realizada antes que a mudança aconteça, servindo para registrar o real estado em que a propriedade está sendo entregue;

  • Vistoria de constatação: para casos em que o morador encontre falhas durante a vistoria inicial. Assim, ele deve solicitar o reparo, fazendo com que a vistoria de constatação seja realizada. Ela nada mais é do que uma confirmação de que tudo foi realizado conforme solicitado;

  • Vistoria final: é uma espécie de comparação entre as outras vistorias. Nesse caso, o foco é garantir que os pontos em que os reparos foram solicitados, ainda apresentam algum tipo de problema.

Entretanto, é importante salientar que vistorias em condomínios, por exemplo, devem ser realizadas pelo Corpo de Bombeiros, garantindo segurança aos espaços comuns e compartilhados.

Vale ressaltar que é preciso ter outros cuidados durante as vistorias, como contar com uma equipe especializada, por exemplo, que entrega um excelente trabalho, analisa e atende a todos os chamados realizados pelos clientes.


Fale com um dos especialistas da FMatias e saiba como podemos auxiliar você nesse processo e em muitos outros. Certamente, isso fará com que seu imóvel fique do jeito que você deseja e que atenda aos padrões legais exigidos!