Jornada da Construção Financiada

Construir a casa dos sonhos é uma aventura emocionante! Mas, antes de colocar as mãos na massa, é preciso entender cada etapa do processo. Da escolha do terreno ao toque final, vamos te guiar por 6 passos essenciais de forma leve e descontraída. Prepare-se para transformar esse sonho em realidade de forma tranquila e divertida!

Passo 01 - Cuidamos da Documentação:
  • Com nossa experiência em construções financiadas pela Caixa, gerenciamos toda a documentação necessária para o seu financiamento. Desde a busca pela melhor opção de financiamento até a aprovação do crédito, cuidamos de toda a burocracia para que você não precise se preocupar.

a man and woman standing in front of a house
a man and woman standing in front of a house
Passo 02 - Escolha do Terreno ou Construção no seu Lote:
  • Se você ainda não possui um terreno, ajudaremos na seleção do melhor local, considerando suas necessidades e orçamento. Caso já possua um terreno, auxiliamos na estratégia para viabilizar a construção utilizando o financiamento da Caixa.

a group of people working on a project
a group of people working on a project
Passo 03 - Projeto Personalizado:
  • Desenvolvemos projetos exclusivos para sua casa dos sonhos, levando em conta suas preferências e estilo de vida. Desde ambientes integrados até detalhes como varanda gourmet, o projeto será feito sob medida para você.
     

Passo 04 - Assessoria na Burocracia com a Caixa:
  • Cuidamos de todos os detalhes burocráticos relacionados ao financiamento, desde a elaboração dos contratos até a obtenção das aprovações necessárias. Nosso objetivo é garantir a melhor oferta de financiamento sem complicações para você.

Passo 05 - Construção da sua Casa:
  • Executamos a construção de acordo com o projeto aprovado, garantindo qualidade e compromisso em todas as etapas. Você pode optar por construir conosco ou escolher um profissional de sua confiança.

Passo 06 -Acompanhamento Completo:
  • Estamos ao seu lado até o final da construção, comemorando juntos a entrega da sua casa. Nosso compromisso vai além da construção, acompanhando até a averbação do imóvel na matrícula.

Embarcar sozinho nessa jornada de construção pode ser desafiador, mas a FMatias Engenharia está aqui para tornar esse caminho mais fácil e gratificante. Desde a escolha do terreno até a entrega final da obra, estamos ao seu lado, oferecendo suporte na elaboração do projeto, na construção e em cada passo do processo. Venha conversar conosco, permita-nos transformar seu sonho em realidade. Seu futuro lar começa aqui!

Dúvidas Frequentes

Quais são as formas de comprovação de renda que a Caixa aceita?

Renda formal: 4 últimos contra-cheques, pró-labore ou a declaração de Imposto de Renda, desde que sem retificação e fora da faixa de isenção.Renda informal: Movimentação bancária dos últimos 6 meses de conta corrente que tenha cheque especial. Porém o valor ficará limitado abaixo da faixa 1 do imposto de renda.
Preciso ter o valor da entrada?

De acordo com as normas da Caixa Econômica Federal, o financiamento contempla até 80% do valor total do imóvel, enquanto os 20% restantes podem ser provenientes de recursos próprios, FGTS ou subsídio. No caso da aquisição de terreno e construção, uma grande vantagem é que os recursos próprios podem ser diretamente investidos na obra, permitindo que o comprador se organize de maneira mais flexível para essa finalidade.

Posso acrescentar piscina, varanda gourmet ou energia fotovoltaica ao meu financiamento?

Sim, a Caixa até mesmo incentiva o uso de energias renováveis e permite que o custo dessas melhorias seja incorporado ao orçamento da obra. Ao adicionar o custo da energia renovável, a parcela do financiamento pode aumentar ligeiramente, porém será significativamente menor do que o valor que você pagaria pela conta de energia. Quanto às piscinas e varandas gourmet, se houver capacidade de financiamento (renda compatível), a Caixa também aceita essas melhorias no financiamento.

A Caixa aceita terreno que ainda esteja sendo pago pela Loteadora?

Sim, a Caixa Econômica Federal aceita terrenos que ainda estejam sendo pagos pela loteadora. É importante compreender que as loteadoras brasileiras trabalham com dois tipos de contratos: de gaveta e de alienação fiduciária. No caso do contrato de gaveta, que corresponde a cerca de 90% dos contratos de compra e venda de terrenos parcelados, a loteadora figura como vendedora na matrícula do terreno. A vantagem é que a diferença entre o valor atual do lote e o valor de quitação serve como entrada para o financiamento. Já no contrato de alienação fiduciária, menos comum e mais encontrado em condomínios de alto padrão, o lote está alienado à loteadora, mas o comprador figura como proprietário na matrícula do imóvel. Nesse caso, é necessário quitar o lote e realizar a desalienação para que a Caixa possa financiar a construção no terreno próprio.