Vai financiar um imóvel? Conheça o passo a passo

O financiamento de imóvel é um verdadeiro facilitador para quem deseja realizar o sonho da casa própria

9/6/20234 min read

Tudo o que você precisa saber antes de realizar um financiamento imobiliário
Tudo o que você precisa saber antes de realizar um financiamento imobiliário

É comum que a decisão por um financiamento imobiliário gere dúvidas, afinal, o passo a passo é extenso e demanda algumas burocracias. Contudo, é muitas vezes a opção mais viável para quem sonha com o imóvel próprio.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Datafolha em parceria com o Censo de Moradia QuintoAndar, 87% dos brasileiros carregam o sonho da casa própria. Além disso, 52% dos entrevistados enxergam o financiamento como o principal meio de conseguir um imóvel.

Pensando em auxiliar você nesse processo, elaboramos este conteúdo, onde, além de compreender o que é financiamento imobiliário, será possível analisar o passo a passo para a liberação de crédito. Boa leitura!

Entenda o que é um financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário é um tipo de empréstimo com foco exclusivo na compra de uma casa ou apartamento, sejam eles novos ou usados, em construção ou passando por reforma.

Esse financiamento pode ser de inúmeras modalidades, tendo como as mais comuns:

  • Sistema Financeiro de Habitação - SFH;

  • Carteira Hipotecária - CH;

  • Financiamento direto com a construtora;

  • Programas habitacionais.

Trata-se de uma linha de crédito oferecida pelas instituições financeiras públicas e privadas, podendo ser aplicada para qualquer pessoa, desde que tenha mais de 18 anos e nenhuma restrição de crédito.

Algumas regras importantes antes do financiamento

O financiamento imobiliário é sem dúvidas uma das soluções de crédito mais acessíveis e populares para quem tem o sonho do imóvel próprio. Isso porque qualquer pessoa que seja maior de idade pode optar pelo financiamento, desde que:

  • tenha um valor de entrada que seja no mínimo de 10% a 20% do valor total do imóvel (é possível utilizar o FGTS);

  • realize parcelas que comprometam apenas de 20% a 30% da renda familiar (pode ser composta por mais de uma pessoa).

Vale ressaltar que, quanto maior o valor da entrada, menores serão os valores das parcelas. Alguns bancos chegam a financiar até 90% do valor do imóvel; já outros, contam com a modalidade IPCA, tornando possível o comprometimento de apenas 20% da renda familiar.

Passo a passo do processo de um financiamento imobiliário

Um processo de contratação de um financiamento de imóvel conta com inúmeras variáveis, fazendo com que seja diferente para cada pessoa.

O primeiro passo é ter auxílio profissional a fim de compreender as diferenças e encontrar o melhor caminho para as suas necessidades. Além disso, é essencial seguir algumas etapas. Confira a seguir quais são essas etapas!

1- Análise de crédito

Em uma análise de crédito alguns pontos são considerados, como a renda, perfil do cliente e prazo para pagamentos. Portanto, faça as contas e calcule quanto você tem disponível e o que pode gastar. Isso faz com que a escolha do melhor imóvel seja mais fácil.

Leve até o gerente da instituição financeira os seguintes documentos:

  • documento de identificação oficial;

  • comprovante de renda (com no máximo dois meses de emissão);

  • certidão de nascimento ou de casamento;

  • comprovante residencial atualizado;

  • certidão de débitos de tributos federais;

  • última declaração do Imposto de Renda e o recibo de entrega à Receita Federal, para os casos em que o FGTS será utilizado;

  • carteira de trabalho ou extrato de FGTS (se for utilizá-lo).

Quanto aos prazos, a análise varia entre as instituições, porém, estima-se que a pré-aprovação do crédito ocorra em até cinco dias úteis; já a conclusão do financiamento pode levar até 40 dias.

2- Escolha do imóvel

Tendo o crédito pré-aprovado, é hora de decidir qual imóvel você deseja comprar. Tenha em mente que imprevistos acontecem, então procure ter mais de uma opção de escolha. Vale ainda, considerar somente imóveis que estejam com as documentações regulares e que possam ser financiados pelo banco.

3- Avaliação junto a um engenheiro

É fundamental realizar uma vistoria com um engenheiro ou arquiteto a fim de garantir a qualidade do imóvel, evitando ainda estar pagando mais do que o valor do mercado.

Estando tudo correto, um laudo será elaborado, liberando o imóvel pretendido para as próximas fases.

4- Análise pelo setor jurídico

Toda a documentação utilizada no financiamento deve passar por uma análise jurídica da própria equipe da instituição financeira. Essa análise visa a garantia e segurança da transação. Em alguns casos, outros documentos podem ser solicitados.

5- Elaboração de um contrato

Com a documentação aprovada, o financiamento imobiliário passa para uma nova etapa, que é a elaboração do contrato. Alguns bancos convocam os compradores para uma espécie de entrevista, como garantia de que tudo sairá como o esperado.

6- Assinatura do documento (contrato do financiamento)

Nesse momento, pode-se dizer que as burocracias bancárias chegaram ao fim. Basta que as partes envolvidas assinem o contrato do financiamento. Além disso, há o pagamento de uma taxa com valor que pode variar entre as instituições financeiras.

7- Registro do imóvel

A partir do momento que os contratos estiverem assinados, eles devem ser encaminhados ao cartório. O serviço de cartório também cobra uma taxa que varia de região para região.

É comum que os cartórios solicitem comprovantes de pagamentos do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, sendo esse imposto de competência do município.

8- Apresentação do registro à instituição financeira
Após registro em cartório, o documento deve ser enviado ao banco para que passe por uma última análise e o valor seja efetivamente liberado.

Com todas as etapas concluídas, basta efetuar o pagamento do imóvel e finalmente ter a casa própria.

9- Conte com especialistas para deixar a obra do seu jeito

Especialistas em projetos e obras cuidarão de tudo, indo do planejamento do seu projeto até a entrega final do imóvel. Tudo realizado conforme as necessidades e os objetivos do morador.

A equipe da FMatias trabalha de maneira coordenada para que tudo fique pronto dentro do prazo definido, sempre com muita qualidade e todas as inspeções necessárias, visando a garantia de que tudo seguirá os padrões desejados.

Sem dúvida, essa é uma maneira de receber o seu imóvel pronto para morar, e do jeito que você sempre sonhou.


Entre em contato conosco e tire do papel o imóvel que sempre sonhou!