Vai colocar forro no teto? conheça os principais tipos

O forro na construção vem ganhando destaque por proporcionar beleza aos ambientes, mas também por diminuir os custos e processos durante a execução da obra.

8/7/20234 min read

Conheça os principais tipos de forros para teto
Conheça os principais tipos de forros para teto

Escolher o forro ideal e que combine com o ambiente, nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são muitas opções e finalidades para esses materiais

Desse modo, conhecer os principais tipos e selecionar o ideal para a sua construção e reforma pode modificar o visual e ainda oferecer vantagens como o isolamento acústico, presente em alguns modelos.

Neste conteúdo apresentamos os diferentes tipos de forro, suas vantagens, desvantagens e muito mais. Boa leitura!

Por que instalar forro no teto?

O forro tem a finalidade de promover estética ao ambiente, servindo para esconder telhados aparentes, vigas, fiações e tubulações. Assim, proporciona um acabamento visualmente suave e uniforme.

Portanto, a sua instalação facilita as manutenções estruturais do teto, já que não se trata apenas de um acabamento estético, mas sim de um ponto importante durante as construções e reformas.

Seja para residências ou comércios, é de extrema importância escolher o forro que mais valerá a pena no seu projeto.

Forros para teto: conheça os principais modelos

A escolha do forro é um processo que demanda muita atenção, afinal, será para ele que você olhará a maior parte do tempo.

Para auxiliar você nesse processo de definição a fim de escolher a opção que mais se enquadra às suas necessidades, separamos os principais modelos com suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!

Forro de PVC

Por conta da sua alta durabilidade e praticidade na instalação, os forros de PVC são geralmente os mais usados. Esse material dispensa acabamentos, não precisa passar por pintura, e ainda pode durar até 40 anos. Tudo isso por ser um material de plástico, pronto para ser utilizado.

Além disso, outras vantagens que se destacam nesse forró são:

  • instalação facilitada;

  • bom custo-benefício;

  • durabilidade maior;

  • limpeza fácil e alta resistência para umidade.

Como tudo, existem também os pontos negativos, já que esse material não tem isolamento acústico, não tem boa resistência a altas temperaturas, como cozinha, churrasqueira e áreas externas, além de não oferecer uma boa estética.

Forro de gesso

O gesso é o queridinho de projetistas e decoradores. Por ser um material versátil, ele auxilia na construção fazendo que tudo combine. Já na decoração, seu uso se faz presente em iluminações embutidas e tetos rebaixados.

São dois os tipos de acabamento com gesso:

  • Não modulado (tradicional): sua aplicação é feita por placas moldadas e encaixadas uma ao lado da outra, que são presas por uma estrutura de arame e oferecem um ótimo custo-benefício;

  • Drywall (gesso acartonado): trata-se de placas fixadas em uma estrutura de metal, sendo indicado para quem quer fugir da sujeira e garantir um acabamento de qualidade.

Forro de cimento aparente

Tornando-se cada vez mais popular, esse tipo de forro proporciona um ar industrial para casas e comércios, tudo por conta do concreto aparente. Porém, o forro de cimento diminui a iluminação ambiente e tem um baixo isolamento térmico e acústico. Por outro lado, existem algumas vantagens:

  • apresenta resistência à umidade;

  • não demanda pintura;

  • baixo custo;

  • está virando tendência para decorações mais contemporâneas.

Forro de fibra mineral

Fibra mineral ou forro modular é muito utilizado em ambientes empresariais. Sua construção demanda placas suspensas e presas no teto, o que facilita a manutenção do forro, como a iluminação, por exemplo.

Forro de madeira

Esse tipo de forro costuma ser mais caro, porém, quando escolhido um bom material, a durabilidade é altíssima. Com uma estética bonita, combina com as mais diversas decorações, sem esquecer que são sustentáveis e proporcionam isolamento acústico

Confira as dicas da FMatias para escolher o forro ideal!
Como pudemos perceber, são vários os modelos de forros, tornando a escolha mais difícil ainda. Afinal, qual será o melhor para a minha reforma ou construção?

Para ajudá-lo nesse processo, a FMatias separou algumas dicas para tornar a sua escolha mais fácil. Confira!

1- Analise onde será a instalação

Antes de escolher o forro, é preciso entender se o local é úmido, se a instalação será interna ou externa, entre outros pontos. Alguns forros não são recomendados para ambientes quentes, diminuindo sua vida útil e aumentando a frequência das reformas.

Então, analise o ambiente como um todo antes de definir a escolha do forro.

2- Providencie um orçamento de todo o projeto

Existem aqueles materiais mais baratos e outros mais caros, então, considere o custo-benefício no momento de solicitar orçamentos.

Os valores podem tornar a sua decisão mais fácil, uma vez que elimina opções que não se enquadram às suas necessidades e ao seu orçamento.

3- Tenha um estilo de decoração

O estilo da decoração tem grande influência na escolha do forro. Para isso, no momento de projetar o design, considere o que você busca, como conforto, aconchego, contemporaneidade, por exemplo, entre outros pontos.

4- Conte sempre com profissionais qualificados

Profissionais qualificados podem auxiliar você na definição do melhor forro, uma vez que dominam o assunto e principalmente conhecem os materiais disponíveis no mercado.

É ainda importante investir em materiais de qualidade, tudo para que a sua decisão ocorra de maneira fluida e do jeito que você deseja.

Quer instalar um forro de qualidade em sua obra? Conte com os especialistas em gerenciamento de obras da FMatias!