Sua obra sofreu alterações? Aprenda a lidar com as mudanças e revisões do projeto

É comum que as obras passem por mudanças ou até mesmo revisões dos projetos, fazendo com que o planejamento de obras seja fundamental.

10/5/20234 min read

4 passos essenciais para manter o controle da sua obra
4 passos essenciais para manter o controle da sua obra

Obras podem sofrer alterações de maneira frequente, e isso é um verdadeiro desafio que faz parte do dia a dia da construção civil. Porém, quando essas modificações ocorrem, elas devem ser bem gerenciadas, evitando problemas com o cronograma, orçamento e qualidade da entrega, por exemplo.

No entanto, cada mudança afeta uma etapa do projeto, tornando o planejamento de obras uma parte mais do que necessária.

Neste conteúdo será possível entender o que pode prejudicar o andamento da obra, como evitar e ainda a necessidade de um planejamento. Continue acompanhando esse assunto bastante importante até o final.

Entenda o que pode alterar o andamento da sua obra

As alterações e revisões presentes em uma obra são situações comuns, podendo surgir dos mais variados meios e impactar o planejamento e o orçamento do projeto.

Entre as principais causas para uma alteração no andamento de uma obra, mencionamos as que mais se destacam. Confira!

Problemas de compatibilidade

Pode ocorrer de serem identificados problemas de compatibilidade entre os mais variados sistemas, componentes ou materiais, onde em sua maioria demanda uma revisão, assegurando que tudo irá funcionar de maneira conjunta.

Não deixe de conferir históricos para se familiarizar com o funcionamento de cada etapa antes da sua implementação no projeto.

Mudanças presentes nas necessidades dos clientes

É comum que os clientes visualizem melhor o projeto e identifiquem a necessidade de mudanças. Podem ser incluídas alterações nas funcionalidades, materiais utilizados e principalmente na estética da obra.

Ações desse tipo podem ser evitadas com a utilização de ferramentas que apresentem um resultado final do projeto antes mesmo da sua inicialização.

Imprevistos no canteiro de obra

As condições inesperadas podem surgir ao longo de toda obra, como restrições legais, descobertas arqueológicas e principalmente situações climáticas adversas, imprevistos que geram uma demanda para revisão do projeto a fim de encontrar uma solução adaptativa.

Uma dica é pesquisar o terreno, o clima e as leis do local das obras, desviando problemas ou se preparando para enfrentá-los.

Mudanças de requisitos do contratante

Pode ocorrer dos usuários finais solicitarem alterações para que as suas necessidades sejam atendidas. Portanto, trata-se de situação comum em projetos comerciais, onde se tem a precisão de uma adaptação para cada tipo de negócio.

Busque sempre compreender quem vai usufruir do ambiente e mantenha uma conversa aberta com esses clientes, descobrindo o que eles necessitam que seja realizado.

Alterações mediante ações regulatórias

Normas da construção, mudanças na regulação e códigos de segurança podem demandar alterações, tornando necessário ajustes na obra para garantir que tudo estará dentro dos conformes exigidos.

Saiba como lidar com essas mudanças junto ao planejamento de obras

O planejamento de obras deve ser o primeiro passo para a organização de um projeto, pois nele são definidas todas as etapas e fases da obra, incluindo ainda orçamento, cronograma e possíveis modificações ao longo da execução.

Sem o planejamento não se pode prever ou mensurar alterações e revisões do projeto, muito menos garantir que tudo foi realizado como o planejamento. Por isso, o planejamento oferece total controle da obra com base nas seguintes vantagens:

  • serve como um guia para orientação e especificações técnicas;

  • promove o cumprimento das normas e obrigações;

  • evita que problemas sejam acumulados.

A importância em contar com essa estratégia afeta positivamente o desempenho do projeto, possibilitando prever passos essenciais para uma boa elaboração. Um planejamento bem feito pode reduzir gastos, organizar o tempo e diminuir o custo final da obra.

4 passos para controlar as etapas do seu projeto

Controlar as etapas de um projeto demanda planejamento, o que incluiu uma gestão preparada para possíveis mudanças e revisões das obras.

Assim, podemos destacar quatro passos essenciais para essa estratégia. Veja a seguir!

1- Faça ajustes sempre que necessário

Existe a possibilidade de realizar ajustes em tempo real, fazendo com que tudo o que vem acontecendo seja analisado, evitando retrabalhos ou possíveis erros causados por falta de comunicação ou até mesmo informações desatualizadas.

2- Prepare-se para possíveis alterações e revisões

Estar preparado para alterações e revisões faz toda a diferença, afinal, torna-se possível estar sempre de olho em toda e qualquer mudança. Com isso, a obra ganha mais transparência e confiabilidade, fazendo com que seus clientes estejam sempre por dentro de tudo o que acontece.

3- Avalie o impacto presente no cronograma e no orçamento da obra

Junto ao planejamento de obras, é possível avaliar impactos durante a execução do projeto, atentando-se principalmente com as questões financeiras. Ou seja, é mais fácil analisar as melhores efetividades para as modificações que podem surgir.

4- Conte com profissionais do setor

Contar com arquitetos e engenheiros é superimportante para que a obra saia da maneira planejada, isso porque esse profissional tem capacidade para orientar, planejar e projetar a obra de acordo com as necessidades de cada um, sempre otimizando os espaços e os custos das obras.

Seja para o desenvolvimento de grandes projetos ou uma simples reforma, é essencial que se tenha uma boa equipe de obras, junto a muito conhecimento para a execução e os melhores resultados.

Na FMatias, você conta com profissionais especializados para que juntos seja traçado um planejamento de obras dentro dos prazos estabelecidos.

Esperamos que este conteúdo tenha sido enriquecedor, afinal, manter a obra sob controle faz total diferença.


Fale conosco e veja como podemos garantir o sucesso da sua obra!