Saiba por onde começar uma reforma em sua casa

Começar uma reforma pode assustar, mas, tudo pode correr bem, basta que haja planejamento

9/12/20233 min read

Reforma de casa:  6 dicas para começar sem surpresas
Reforma de casa:  6 dicas para começar sem surpresas

Deseja iniciar uma reforma na sua casa? Saiba que, independentemente do seu objetivo, alguns passos devem se fazer presentes, antes mesmo de dar início ao projeto.

Desse modo, para que os resultados saiam como esperado, será preciso investir tempo, dinheiro e muita organização. Portanto, tente manter o controle e planejar muito bem a sua obra, visando minimizar possíveis transtornos e imprevistos que possam comprometer todo o orçamento.

Pode parecer complicado, mas não se preocupe! Com tudo organizado e com base nas dicas que separamos, a sua reforma poderá começar logo logo e ser um sucesso. Continue acompanhando!

1- Tenha um planejamento/projeto

Comece a sua obra planejando. Se houver um bom projeto, certamente tempo e dinheiro serão poupados, evitando ainda estresses ocasionados pelos imprevistos. Nessa primeira etapa, nossas dicas são:

  • descreva tudo o que pretende reformar, seja as modificações estruturais ou soluções de problemas urgentes;

  • defina previamente o valor disponível para ser utilizado na reforma. Ter um orçamento limite pode salvar a sua obra diante de emergências não programadas;

  • estipule um prazo para que a obra seja finalizada.

Não deixe de contar com auxílio profissional, isso faz toda a diferença para que a obra saia exatamente como planejado.

2- Planeje os gastos da sua reforma

Uma coisa é certa, ninguém deseja parar o processo de reforma por falta de dinheiro, não é mesmo? Por esse motivo, é válido planejar os gastos que terá durante todo o processo, como:

  • gastos com todos os materiais que deverão ser utilizados na sua reforma;

  • pagamentos da mão de obra especializada, indo de acordo com as necessidades da sua obra (eletricista, instaladores, pedreiros, pintores, gesseiros, entre outros profissionais).

Outro ponto desse planejamento de gastos é ficar na margem do orçamento que foi definido, considerando valores reservados que devem ser utilizados apenas em casos de emergência. As reformas estão sujeitas a imprevistos, e não ser pego de surpresa é fundamental.

3- Estabeleça as prioridades na sua obra

As prioridades devem ser estabelecidas de maneira clara, apontando o que é mais importante e necessário no momento. Indica-se que sejam identificados espaços onde a reforma se caracteriza urgente, e começar por eles.

Outro ponto importante é o conhecimento de tudo o que será executado, juntamente com o prazo para conclusão de cada etapa. Conversar com os profissionais permite que o cronograma seja elaborado mais facilmente.

Ah! Não se esqueça de planejar a logística para acesso ao material e também a remoção de entulhos.

4- Defina um roteiro para a sua obra

É importante que seja definida a ordem com que as etapas da sua obra serão realizadas, facilitando as decisões e ainda organizando o tempo de forma ágil.

De forma geral, o roteiro pode ter a seguinte ordem: demolição (se houver); organização dos processos elétricos e hidráulicos; regularização de pisos e paredes; aplicação de revestimento; instalação da iluminação; pintura; limpeza e finalmente a decoração.

Vale ressaltar que essa ordem é apenas uma sugestão, portanto, o roteiro será realizado da maneira que melhor possa atendê-lo.

5- Opte sempre por materiais de boa qualidade

Durante a reforma, dê sempre preferência para produtos de boa qualidade. Analise se os escolhidos estão de acordo com as normas técnicas brasileiras, por exemplo. Realize pesquisas sobre opiniões dos clientes e não deixe de consultar profissionais de confiança para adquirir itens de boa procedência.

Nem sempre olhar apenas o preço é a melhor solução, já que isso pode fazer com que novos gastos surjam futuramente, então, foque sempre no custo-benefício.

6- Contrate profissionais da área

As obras necessitam de auxílio profissional capacitado, principalmente quando se trata de um projeto grande ou em apartamentos, uma vez que documentos específicos são exigidos para que uma reforma aconteça.

Inúmeras situações podem fazer com que um arquiteto ou engenheiro sejam fundamentais, como problemas estruturais ou insatisfação atual com o imóvel, por exemplo.

Diante disso, indica-se que as devidas precauções sejam tomadas junto aos profissionais, evitando dores de cabeça e finalizando a obra dentro do prazo acordado.

Com tanta informação, ficou fácil dar início a uma reforma na sua casa. Mas, que tal ter ao seu lado uma empresa que realmente entende do assunto? Conte com a FMatias e tenha uma prestação de serviço com segurança e elevado padrão de qualidade.


Clique aqui, fale conosco e deixe que cuidemos de tudo, entregando sua obra pronta, seja para morar ou vender. Simples, não é mesmo?