Aprenda a planejar sua reforma da maneira correta
O planejamento de uma reforma proporciona inúmeros benefícios, além de controlar as fases dos processos da obra.
Basta falar em reforma para que inúmeros pontos negativos surjam. Casos como a solução para um vazamento que precisou ser feita a demolição de uma parede inteira, calote dos prestadores de serviços, entre outros.
A boa notícia é que com um bom planejamento é possível se livrar desses problemas, fazendo com que esse momento seja de renovação e não um pesadelo.
Ao longo deste conteúdo será possível entender a importância dos planejamentos e ainda terá dicas superimportantes para realizá-los. Continue acompanhando e confira o que preparamos para você!
Importância de planejar uma reforma
As reformas são popularmente conhecidas por serem estressantes, causar muita sujeira e barulho, e ainda ter que enfrentar imprevistos que podem atrasar e mudar todo o andamento da obra. É justamente por essas razões, que surge a necessidade de um bom planejamento.
Planejar uma reforma significa tomar as decisões corretas a cada etapa da obra, estando preparado para qualquer empecilho que aparecer. Entretanto, um planejamento eficaz demanda uma conversa franca entre profissionais e clientes a fim de discutirem todos os pontos relacionados à reforma.
Além disso, é possível identificar benefícios com esse tipo de estratégia, sendo os principais:
redução de custos;
entregas nos prazos preestabelecidos;
maior controle sobre tudo o que está sendo feito.
São por esses e outros motivos que planejar uma reforma é uma etapa que deve se fazer presente em qualquer projeto, independentemente do seu tamanho.
Dicas essenciais para planejar corretamente a sua reforma
Quem nunca precisou realizar uma reforma em casa ou em qualquer outro local, e se deparou com inúmeros imprevistos? A causa de todos esses problemas é a falta de planejamento para a realização da reforma.
A seguir, separamos dicas essenciais para que você se planeje e a sua reforma aconteça da melhor maneira possível. Confira!
Defina quais são os objetivos da reforma
Antes de qualquer coisa, tenha definido exatamente o que passará por mudanças. Assim, ficará mais fácil contratar profissionais e realizar os orçamentos.
É fundamental compreender que, caso o seu problema seja as paredes descascadas no quintal, será preciso investir em tinta apropriada para o ambiente. Portanto, pense sempre de acordo com as necessidades da reforma.
Tenha um orçamento limite
A definição do orçamento garante que os gastos com a obra não sejam exorbitantes. Para isso, pesquise bastante, mesmo que o objetivo seja apenas reparar pequenas falhas. Com essa ação, será possível contar com empresas e profissionais de qualidade.
Esteja atento às novidades do mercado
Reformar é querer modernizar o ambiente. Por essa razão, procure pelas novas tendências do mercado a fim de deixar tudo bonito, funcional e moderno.
Atualmente é possível encontrar inovações capazes de modificar todo o ambiente. Seja pelas portas e janelas do momento ou até mesmo um tapete térmico, as variações são enormes, então, fique sempre atento a essas novidades.
Realize a compra dos produtos e serviços para a reforma de maneira planejada
Jamais saia comprando na primeira loja que entrar, já que pesquisar sobre as marcas, preços e as próprias lojas, contribui para que os gastos sejam menores. O momento da compra é uma etapa que demanda tempo, então, separe na agenda alguns dias para realizar a busca pelos melhores e mais acessíveis materiais.
Por outro lado, temos a contratação do serviço. Seja curioso, pergunte bastante ao profissional, pois a transparência faz com que a relação entre vocês seja ainda melhor. Uma dica para evitar dores de cabeça é colocar tudo o que foi acordado em um contrato simples, assegurando que ambas as partes possam lidar com qualquer problema futuro.
Planeje um cronograma
Contar com um cronograma auxilia no planejamento, promovendo assim mais controle do andamento da obra. Você pode criar esse material com pontos necessários, sendo eles:
visita a lojas e pesquisas de orçamentos;
listar as lojas do bairro que realizam entregas;
conversar com vendedores a fim de compreender as condições para pagamento;
confirmar a melhor data para que a entrega das compras seja realizada.
São pontos simples, mas que vão organizar as atividades evitando imprevistos, como o atraso nas entregas, por exemplo.
Tenha planos B e C para qualquer problema que surgir
O plano reserva é fundamental para quando algo der errado. Um exemplo clássico é o fato do pedreiro não aparecer no dia que precisa concluir o telhado. Nesse caso, o melhor plano é ter uma lona para proteger da chuva o que já foi feito, mantendo em sua agenda o contato de outro profissional.
Entenda que, mesmo que exista uma programação para compra de materiais, mão de obra, data de conclusão e orçamento, sempre vai faltar um piso ou uma massa corrida. Portanto, esteja preparado para lidar com essas situações, afinal, elas são comuns em obras.
Conte com o auxílio de uma empresa especializada
Empresas profissionais e que entendem do assunto são capazes de cuidar de tudo, desde o planejamento até a entrega final da reforma, sempre de acordo com seus desejos e necessidades.
Apostar nesse tipo de serviço é ter uma equipe qualificada junto à garantia de entregas no prazo e orçamentos dentro dos padrões.
O que achou do nosso conteúdo? Esperamos que com as dicas apresentadas você tenha compreendido a necessidade de um planejamento de reforma.
Que tal contratar uma empresa especializada para realizar a sua reforma com qualidade e comprometimento?
Fale com a FMatias hoje mesmo. Aqui, seus desejos são atendidos, sempre com qualidade e prioridade, tudo para entregar uma reforma perfeita, do jeito que você sempre sonhou!