Saiba o que é e como realizar um orçamento da sua obra
Os orçamentos facilitam a identificação de gastos durante todo o projeto, facilitando inclusive uma previsão para a conclusão da obra.
No momento de uma reforma ou construção é importante que tenhamos um valor exato e calculado corretamente, evitando assim gastos fora do previsto e possíveis problemas com a obra.
O orçamento é o grande responsável por evitar que o projeto fique parado por falta de materiais, por exemplo.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para que você entenda sua importância, como fazer o cálculo e muito mais. Vamos nessa?!
O que é um orçamento de obra?
O orçamento de uma obra pode ser definido como uma previsão de todos os materiais, profissionais e serviços necessários para a elaboração do projeto. Essa é uma necessidade que consiste no planejamento e previsão de custos sobre tudo o que será realizado.
De forma geral, é um documento com informações financeiras e fiscais da obra, onde é estipulado os custos envolvidos, antes mesmo de começar qualquer projeto.
Elaborá-lo de forma correta pode prever os custos e o andamento da obra, atuando principalmente na tomada de decisões.
Conheça informações necessárias para a elaboração de um orçamento
Um orçamento de obra idôneo deve ser apresentado por um profissional a fim de contemplar todos os custos relacionados de maneira direta com a obra. Para isso, as seguintes informações devem se fazer presentes:
custo da criação do projeto;
documentos necessários para que a obra seja executada;
orçamento dos materiais de construção;
custo com a mão de obra;
gastos com fornecedores de equipamentos;
gastos com demais prestadores de serviço.
Vale ressaltar que nem todos os custos de um orçamento estarão relacionados com a obra a ser executada, afinal, parte do valor será destinado aos arquitetos e engenheiros. Por esse motivo, é importante realizar mais de um orçamento.
Saiba como calcular os gastos com a obra
O cálculo de uma obra é fundamental para que todos os custos sejam considerados, evitando problemas no valor total. Afinal, no momento em que os custos ultrapassam o limite orçamentário, os recursos financeiros devem ser readequados, podendo causar prejuízos na economia da obra.
Para chegar ao valor total, é preciso considerar todas as despesas, insumos, equipes, matéria-prima, aluguel, compra ou manutenção de maquinários, produtos e muito mais. Desse modo, os valores compõem o orçamento antes mesmo do projeto sair do papel.
O cálculo parece complexo, mas é simples. Basta considerar 60% do valor para materiais e 40% para a mão de obra, o que totaliza 100% do valor destinado. Cada parte dessa porcentagem deve ser dividida em subgrupos, fazendo com que o orçamento seja suficiente para atender todos os processos. Entenda a destinação dos valores:
destine de 3% a 5% para o projeto e as aprovações burocráticas;
em média, destine 3% para a estrutura inicial;
com fundações separe de 3% a 7%;
no momento de montar a estrutura da obra, será preciso de 12% a 20%;
o fechamento da obra fica entre 10% e 19%;
separe de 3% a 5% para a cobertura;
aproximadamente 8% serão destinados às instalações elétricas e 9% para as instalações hidráulicas;
os acabamentos demandam mais atenção, portanto, destine de 20% a 30%;
os retoques, arremates e limpezas demandam apenas 1% dos gastos.
Eventualmente, os valores e porcentagens podem sofrer alterações ao longo do processo ou no caso de haver mudanças na obra.
Entretanto, deve-se considerar cada etapa do projeto, o que inclui a preparação do terreno, fundações, esquadrias, ferragens, vidros, parte elétrica, hidráulica, revestimento final, pintura, mármores, entre outras.
Erros mais comuns na hora da elaboração do orçamento
É comum que muitos pontos fiquem fora do orçamento, causando dores de cabeça durante a execução da obra.
Confira a seguir os erros mais frequentes, evitando-os:
Iniciar a obra sem ter o capital completo: quando não se tem um capital suficiente, a obra pode até começar, mas terá que ser pausada no meio do caminho;
Não incluir os imprevistos: os imprevistos chegam sem avisar, e, por essa razão, é preciso estar preparado financeiramente, entendendo a necessidade de possíveis gastos extras;
Não contar com profissionais qualificados: os profissionais podem contribuir para uma economia significativa, já que conhecem as maneiras corretas de executar uma obra. Sem esse auxílio, você pode gastar mais, comprar itens errados e desnecessários, prejudicando todo o projeto.
Como pudemos entender, o orçamento da obra é de extrema importância por ser uma das principais etapas de qualquer projeto, portanto, não deixe de realizá-lo.
Antes de iniciar uma reforma ou construção, tenha a garantia de que o orçamento foi bem feito e que você terá o acompanhamento dos melhores profissionais.
Caso precise de ajuda, não deixe de falar com os especialistas da FMatias Engenharia. Clique aqui e tenha uma obra de alta qualidade!