Pontos que você precisa saber antes de começar uma reforma em seu apartamento

A reforma de um apartamento é o desejo de alguns proprietários em melhorar o ambiente, deixando-o com a sua identidade. Acontece que esse tipo de reforma demanda alguns pontos de atenção.

8/28/20233 min read

Vai reformar seu apartamento? Confira pontos importantes antes de realizá-la.
Vai reformar seu apartamento? Confira pontos importantes antes de realizá-la.

Realizar reformas em apartamentos podem ser complexas. Isso porque os imóveis necessitam de um projeto e da emissão de ART ou RRT. Existem, ainda, alguns condomínios que exigem a aprovação da reforma.

Em alguns casos, apenas uma mudança na decoração já deixa o ambiente com a cara do proprietário. Por outro lado, pode ser necessário realizar a troca de piso, revestimento, pintura ou derrubar paredes, isto é, uma reforma será iniciada.

Morar em apartamento não torna esse processo tão flexível como uma casa térrea. Por isso, ao longo deste conteúdo, iremos explicar alguns pontos sobre reforma de apartamento - uma solução para evitar imprevistos ou dores de cabeça. Vamos nessa?!

Afinal, é possível realizar obras em apartamento?

Não existe problema algum em realizar obras em apartamentos, tornando esse desejo possível aos moradores. Contudo, é fundamental que normas e orientações sejam seguidas.

A principal é a NBR 16.280, uma lei da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, junto a essa lei, estabelece etapas das obras e uma lista com todos os requisitos que devem ser seguidos antes, durante e depois da reforma em prédios.

Ou seja, faz com que as alterações em apartamento, sejam elas internas ou externas, sejam comunicadas ao síndico.

Conheça a NBR 16.280

A NBR 16.280 é conhecida (não oficialmente) como a Lei de Reforma de Apartamento, promovendo diretrizes e requisitos para que uma obra em apartamento ocorra.

No entanto, são estabelecidas pela NBR algumas exigências importantes para a realização de uma reforma.

Assim, destaca-se a necessidade de contratar um profissional qualificado para realizar o projeto e ainda acompanhar a reforma, ter a obrigatoriedade em comunicar aos responsáveis do edifício sobre a reforma e também seguir todos os procedimentos responsáveis em promover segurança estrutural.

No entanto, a norma foi criada para garantir a segurança, qualidade e durabilidade dos edifícios durante o processo de reforma.

ART e RRT : saiba o que são

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART e Registro de Responsabilidade Técnica - RRT são outros documentos que promovem uma reforma alinhada com as normas. São responsáveis por identificar o responsável técnico da obra, tudo para que as atividades sejam fiscalizadas.

Emitidos por profissionais distintos, a ART é vinculada ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, sempre que a obra contar com engenheiros. A RRT é vinculada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Jurisdição, onde a sua emissão é realizada em reformas ou construções que contam com arquitetos.

Por fim, esses documentos registram as atividades solicitadas, sendo um seguro para o(a) contratante, profissional e demais moradores, levando-se em consideração que ambos asseguram uma reforma conduzida por profissionais habilitados.

Saiba por onde começar a reforma do seu AP

O primeiro passo é estar com a documentação em dia antes mesmo do início da reforma, como a ART e a RRT. Mas, não para por aí, existem algumas etapas que devem ser realizadas antes. Conheça-as:

  • Una várias ideias: procure por referências visuais o mais próximo possível do que deseja no seu apartamento. Para isso, você pode salvar imagens e demais inspirações;

  • Conte com profissionais capacitados: tenha auxílio de um arquiteto para que todos os seus desejos sejam atendidos, e de um engenheiro quando se fizer necessário;

  • Tenha um projeto de reforma: o profissional contratado vai atuar juntamente com você para a elaboração de um projeto de reforma. Esse documento deve ter informações relevantes, como o cronograma, materiais que devem ser comprados e um estudo da estrutura do apartamento para possíveis demolições;

  • Fale com o síndico: é preciso que o síndico tenha todas as informações sobre reforma, incluindo o planejamento e os documentos obrigatórios;

  • Compre os materiais: o profissional indicado pelo projeto é quem define os materiais e as quantidades necessárias.

É hora de realizar o projeto da sua reforma com a FMatias!

O projeto de uma reforma é um ponto superimportante. Realizado por profissionais, conta com todas as vontades, inspirações e orçamento dos moradores, além das medidas do apartamento, elementos estruturais e harmonização estética.

Esse projeto promove um cronograma com todos os pontos que possam interferir no andamento da reforma.

Conte com a FMatias e deixe o seu apartamento com a sua cara, junto a um trabalho de qualidade. O auxílio dessa equipe faz com que seu imóvel fique pronto dentro das suas necessidades, dos padrões de qualidade e das obrigações necessárias.


Simples, não é mesmo? Fale conosco hoje mesmo e nos deixe cuidar de todo o seu planejamento até a entrega final da reforma!