Migrar de apartamento para casa, vale a pena?

Muitos motivos fazem com que famílias saiam de apartamentos para morarem em casas e vice-versa. Porém, é fundamental analisar todos os pontos para que a decisão tomada seja a mais correta.

8/18/20233 min read

Entenda os benefícios da troca de apartamento por casa
Entenda os benefícios da troca de apartamento por casa

Sair de um apartamento para morar em uma casa não deixa de ser uma grande decisão. Por esse motivo, é bom estar preparado para as mudanças que o novo lar pode lhe oferecer.

No entanto, os dois estilos de moradia contam com particularidades, sendo algumas positivas e outras negativas. Essa decisão pela troca pode ser ocasionada pelo aumento da família, busca por mais espaço, entre tantas outras possibilidades.

Na verdade, qualquer decisão que irá transformar a vida dos moradores, deverá ser baseada em escolhas que devem estar de acordo com as necessidades e desejos de todos.

A seguir, confira se realmente vale a pena migrar de um apartamento para uma casa. Analise todos os pontos e tome a decisão correta!

Afinal, por que trocar apartamento por casa?

Inúmeras razões levam as pessoas a saírem de apartamentos em busca de uma casa. Um dos principais motivos é sem dúvida uma melhor acomodação para toda a família, principalmente quando se tem ou pretende ter crianças.

Além disso, para aqueles que não abrem mão de ter um pet, a criação de animais se torna mais tranquila em casas, um aspecto não muito acessível quando se fala em apartamentos.

Outro ponto a ser levado em consideração é que a casa remete a um maior aconchego, permitindo grandes encontros com amigos e familiares, além de desfrutar de atividades ao ar livre.

Conheça os principais motivos que fazem as pessoas migrarem de apartamentos para casas

O principal propósito pode ser definido pelo conforto, principalmente se a casa for espaçosa e existir a necessidade de ter mais cômodos para melhor acomodar os moradores, afinal, apartamentos costumam ser mais compactos do que uma casa.

Mas, os motivos não param por aí. Confira alguns pontos fundamentais que motivam essa troca!

Privacidade

Morar em apartamento não permite que se tenha uma certa privacidade, uma vez que os vizinhos estão sempre muito próximos. Já em uma casa, essa privacidade vem acompanhada de liberdade, permitindo o uso de um som um pouco mais alto, desde que seja tolerável, sem que isso gere problemas por estar atrapalhando o sossego de outros moradores.

Ampliação de espaço

Casas contam com áreas externas, permitindo o cultivo de jardim, construção de uma piscina, churrasqueira, entre outros atrativos possíveis em uma casa. Outro ponto presente no espaço que se tem é a garagem para mais de um carro, por exemplo. Ou seja, a casa se torna um local ampliado sem os impedimentos comuns enfrentados em apartamentos.

Reformas maiores

Por ser uma casa, você pode decidir exatamente como deseja que tudo fique após a obra, mudando a cara do ambiente, sem ter que seguir as limitações impostas na maioria dos condomínios de apartamentos.

Livre da taxa de condomínio

Com exceção das casas construídas em condomínios fechados, as demais não têm aquelas despesas com o pagamento da chamada taxa condominial, economizando esse valor para realizar outras transformações e reformas necessárias.

Versatilidade

A casa permite uma divisão entre moradia e empresa, por exemplo, em um único terreno. O mesmo pode ocorrer com salões de belezas e oficinas, sem que um interfira no funcionamento do outro. O espaço de uma casa permite aumentar a lavanderia, mudar os móveis de lugar com mais espaço, entre outras alterações.

Conheça alguns pontos negativos de morar em casas

Bom, nem tudo é perfeito, já que morar em casa também tem seus contras. Então, analise quais são esses pontos negativos antes de tomar a decisão, evitando frustrações e arrependimentos. Confira a seguir alguns pontos negativos a serem analisados:

  • Custo elevado: os custos com manutenção e conservação do imóvel acabam sendo mais caros, isso porque não terá divisão entre outros moradores, sendo uma obrigação exclusiva do proprietário. Esses custos podem inclusive exceder a economia feita pelo não pagamento da taxa de condomínio;

  • Menos segurança: apartamentos contam com portarias, e geralmente são construídos em áreas mais movimentadas, diferentemente das casas que não têm esse tipo de segurança. No entanto, câmeras, alarmes, cercas elétricas podem ser instaladas em casas para auxiliar no quesito segurança, porém são produtos caros.

Com tanta informação, esperamos que você tenha mais confiança em decidir continuar no apartamento ou migrar para uma casa. Tudo dependerá das suas necessidades e desejos com essa mudança.

Se optar pela casa, não deixe de pesquisar os benefícios que ela pode oferecer, colaborando para que a escolha seja mais fácil.


O que achou do artigo? Caso necessite de uma reforma na sua nova casa, clique aqui e fale com um dos especialistas da FMatias, que transformará seu sonho em realidade!