Piso: conheça os tipos e qual o melhor para a sua obra
A escolha dos pisos para uma obra pode ser uma tarefa complexa, mas, conhecendo os mais variados tipos, a decisão se torna mais prática.
Muitos pontos são decisivos em uma obra, como a escolha da cor da tinta para as paredes, os móveis e os pisos, por exemplo.
São muitos os modelos disponíveis, existindo portanto aquele mais indicado para determinados ambientes.
Ao longo deste conteúdo, será possível conhecer detalhadamente cada um dos tipos de piso, qual o melhor para a sua obra e os mais indicados para áreas internas e externas. Acompanhe e saiba mais. Boa leitura!
Saiba quais são os principais tipos de piso
A escolha do piso é um momento de muita indecisão em uma obra, tornando-a uma tarefa complexa e que demanda o auxílio de arquitetos.
O mercado conta com inúmeros tipos de pisos, acabamentos, cores, formatos, e isso faz com que a decisão seja realmente complicada. Contudo, conhecer cada um e o melhor local para aplicá-lo pode ser essencial.
A seguir, confira os principais e mais utilizados tipos de piso!
Porcelanato
O porcelanato é um dos mais escolhidos por se tratar de um material de alta qualidade e ideal para deixar qualquer projeto mais sofisticado.
Resistente e de baixa porosidade, pode ser um piso utilizado para qualquer ambiente. Além disso, o porcelanato pode ser encontrado em inúmeras formas, cores e tonalidades, podendo ainda simular outros materiais como a madeira, por exemplo.
Vinílico
Por ser de PVC, é uma opção sustentável composta por minerais e aditivos, podendo ser encontrado em mantas, placas ou réguas. Outro ponto é a sua resistência em isolamento térmico, tornando os ambientes mais agradáveis em relação à temperatura.
Devido a sua estética, custo-benefício e versatilidade, o vinílico vem sendo muito escolhido. Vale ressaltar que ele tem uma instalação limpa e sem bagunça, transformando os ambientes rapidamente.
Cerâmica
São geralmente aplicados em cozinhas e banheiros por conta da sua resistência e durabilidade, sem contar que é indicado para áreas úmidas em que a utilização de água é necessária.
Tornando o ambiente esteticamente bonito, pode ser aplicado em formatos geométricos, e isso faz com que pisos de cerâmica sejam os mais funcionais e acessíveis no mercado de construção.
Laminado
Revestimento muito procurado por quem quer mudar o visual do imóvel sem enfrentar reformas. As chapas de madeira feitas de High Density Fiberboard - HDF, que em tradução livre corresponde a Painel de Fibras de Alta Densidade, podem ser colocadas por cima de um piso já existente.
Mármore
Um modelo que costuma ficar escorregadio quando entra em contato com a água. Isso ocorre pois o mármore é um material rochoso e repleto de minerais de calcita, responsáveis por criar colorações e formatos fora do padrão. Com isso, ele não é indicado para áreas úmidas ou que tenham contato com água e demais líquidos.
Ladrilho Hidráulico
Indicado para quem gosta de pisos com variadas estampas, sua produção é feita de maneira artesanal. O material do ladrilho hidráulico combina pó de mármore, cimento e corantes, tudo para transformar qualquer ambiente.
A sua fabricação mais detalhista e o processo mais longo torna essa opção menos vantajosa financeiramente. Nesses casos, cerâmicas e porcelanatos podem imitar esse tipo de piso.
Granito
Vindo de minerais, como a mica, quartzo e feldspato, o granito conta com ótima durabilidade e sofisticação para ambientes internos.
Devido a sua alta resistência, ele não arranha, o que permite que tenha a aparência de novo por muito mais tempo. Esse é sem dúvidas um material indicado para os mais diversos cômodos do imóvel.
Epóxi - porcelanato líquido
Piso feito à base de epóxi, um composto muito utilizado em resinas, possui um alto brilho e se assemelha ao porcelanato tradicional, criando um efeito elegante ao ambiente onde ele é aplicado.
Com uma variedade de cores e desenhos, não necessita de rejuntes ou emendas, mas, a sua aplicação demanda mão de obra especializada, o que pode tornar esse piso mais caro do que outras opções.
Cimento queimado
Esse tipo de piso nada mais é do que uma argamassa produzida com cimento, areia e água, finalizado com pó de cimento. Trata-se de um revestimento criado no próprio piso, contando com uma espessura de 2 a 3 cm.
No entanto, existem inúmeros produtos disponíveis no mercado, desenvolvidos especialmente para promover um efeito de cimento queimado. Essa escolha proporciona vantagens por ser fácil de aplicar e ter um custo baixo para a obra. Porém, vale lembrar que não é indicado para ambientes úmidos.
Laminado de madeira
Os revestimentos de madeira estão entre os mais solicitados. A madeira tem um custo alto quando natural, mas o piso laminado de madeira pode ser a melhor alternativa para o revestimento.
Esse piso torna o ambiente aconchegante. De fácil instalação, não é recomendado para uso em áreas úmidas, como banheiro e cozinha, por exemplo.
Saiba onde colocar cada tipo de piso
Cada cantinho do seu imóvel conta um um tipo de piso adequado, ou ainda, aquele que jamais deve ser colocado, sempre se adaptando às necessidades e às possibilidades do projeto.
A seguir, saiba quais são os modelos de piso indicados para áreas internas e externas.
Áreas internas
Áreas internas costumam causar muitas dúvidas, afinal, são muitos os modelos, cores, tamanhos, texturas e materiais. Sempre considere a resistência, praticidade e locais de instalação. Por fim, os mais indicados são:
cerâmica;
porcelanato;
laminado;
vinílico;
ladrilho hidráulico;
Epóxi - porcelanato líquido;
madeira.
Áreas externas
A escolha pelo piso ideal para área externa é essencial, uma vez que, além de bonito, deve ser seguro e resistente, garantindo mais durabilidade, principalmente por ficar exposto às mudanças climáticas. Nesse caso, opte por:
cimento queimado;
cerâmica;
madeira natural;
pedra natural;
ladrilho hidráulico;
tijolos.
A escolha do piso a ser utilizado é essencial para otimização de tempo e a duração do material, sempre com foco na funcionalidade e estética.
Sendo assim, para decidir entre as muitas opções, é preciso analisar as prioridades do projeto, realizar uma avaliação orçamentária e a viabilidade da obra. Tudo para que os pisos se adaptem às suas necessidades e expectativas.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Para mais assuntos como este, acompanhe nosso blog e nos siga no Instagram.
Para projetos, construções, reformas e gerenciamento de obras de alta qualidade, fale com os especialistas da FMatias Engenharia e Construção!