8 mitos e verdades sobre construção ou reforma de casa

Iniciar uma obra pode ser um processo trabalhoso e rodeado de mitos. Por isso, é essencial contar com os melhores profissionais a fim de saber tudo sobre o projeto.

7/14/20233 min read

Vai construir ou reformar? Conheça 8 mitos e verdades sobre esse processo
Vai construir ou reformar? Conheça 8 mitos e verdades sobre esse processo

Seja uma construção ou apenas uma reforma, assuntos essenciais como a parte elétrica, hidráulica, pintura e muitos outros levantam comentários.

Portanto, muitas informações se fazem presentes nesses ambientes, como o fato de que contratar arquiteto é coisa de luxo ou ainda que paredes mais grossas são mais resistentes que outras, por exemplo.

Afinal, será que tudo isso é verdade? Saiba que algumas dessas informações são mitos. Para ajudar você a compreender de uma vez por todas em que acreditar e o que deve relevar durante uma obra, criamos este conteúdo com 8 mitos e verdades. Confira!

Vai construir ou reformar? Conheça 8 mitos e verdades mais comuns

Construir ou reformar demanda questões complexas, algumas reais e outras nem tanto. Em meio às mais diversas opiniões, barreiras para o processo de uma obra são criadas, podendo inclusive haver um atraso não desejado.

A seguir, confira mitos e verdades sobre o assunto, assim, será mais fácil realizar seus projetos de maneira segura e totalmente positiva!

1- Existem paredes que não podem ser derrubadas - VERDADE

Se forem paredes estruturais, ou seja, que sustentam uma laje de concreto ou andares superiores, elas jamais podem ser derrubadas. Se isso vier a acontecer, a estrutura ficará totalmente comprometida.

Paredes por onde passam os encanamentos e fiações elétricas também não devem ser derrubadas, pois demandam um trabalho complexo e exaustivo até que tudo seja consertado. Sendo assim, analise todo projeto estrutural, elétrico e hidráulico do local antes de realizar qualquer demolição.

2- As paredes mais grossas geralmente são mais resistentes - MITO

O que vai definir se a parede é resistente não é o fato de ser mais grossa, mas sim fatores como material base, altura, tipo de construção e densidade. No entanto, somente um profissional da área de construção civil poderá indicar a melhor maneira de realizar a construção e afirmar se a parede é ou não resistente.

3- Não é higiênico pintar as paredes da cozinha - MITO

Paredes de cozinha revestidas em azulejo fazem com que a limpeza seja mais fácil. Porém, caso a opção seja por não colocar revestimento, mas sim pintar o ambiente, saiba que essa decisão não é nada anti-higiênica.

O mercado já conta com opções de tintas laváveis, mais resistentes e adequadas para ambientes úmidos, que é o caso das cozinhas e banheiros.

4- Rachaduras e trincas demandam somente reboco e pintura - MITO

Se tem trinca ou rachadura na parede, é sinal de que existe um rompimento na estrutura. Elas aparecem como um alerta para futuros problemas mais sérios. Assim, de nada adianta passar massa corrida e pintar, já que, nesses casos, é necessário que seja feita uma vistoria para descobrir o que está causando o problema e como ele pode ser sanado de maneira segura.

5- A solução para as paredes com umidades são os revestimentos - MITO

É preciso entender que, apenas esconder o problema com revestimento não vai eliminá-lo. A umidade surge por meio de infiltrações ou vazamentos, e se não forem resolvidos pode estufar, deslocar e até mesmo derrubar azulejos pré-instalados, tudo por conta da umidade que continua ali no local.

6 - É possível economizar energia com lâmpada de LED - VERDADE

As lâmpadas de LED são conhecidas por consumirem menos energia do que as tradicionais fluorescentes ou até mesmo as incandescentes. Mesmo que o investimento seja mais alto, a economia com a LED será positiva.

7- Entulhos podem ser descartados como lixo comum - MITO

Todo o lixo gerado em reformas ou obras devem ser descartados de maneira adequada. Por exemplo, é válido a contratação de uma caçamba para garantir que o descarte seja feito corretamente.

Antes de se livrar do entulho, verifique as legislações de descarte da sua cidade junto à prefeitura, evitando multas e problemas mais graves.

8- Não existe a necessidade de contratar engenheiro ou arquiteto - MITO

Esse é sem dúvidas o mito que mais se faz presente na arquitetura e engenharia. Contar com esses profissionais é ter uma assistência especializada junto a um projeto bem elaborado.

Com a ajuda de engenheiros e arquitetos, é possível otimizar tempo, controlar gastos e ainda organizar a obra, sem esquecer da tomada de decisões vantajosas e supervisão de todas as etapas.

Se você deseja que sua reforma ou construção seja bem feita e projetada por profissionais qualificados, conte com a FMatias Engenharia. Aposte em profissionais que entendam de projetos, gerenciamento de obras e que saibam o que é ou não verdade sobre o assunto.


Clique aqui, entre em contato conosco e deixe a nossa equipe cuidar da sua obra!